segunda-feira, 6 de julho de 2020

Os personagens negros que nos marcaram

Share & Comment

Quando um ano é tão tumultuado quanto 2020 está sendo, às vezes é difícil lembrar como algumas coisas começaram. Deixe-me fazer uma breve retrospectiva: em 18 de maio, no Brasil, o garoto João Pedro, de 14 anos, foi baleado em casa durante uma operação policial em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Exatamente uma semana depois da morte de João Pedro, George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi assassinado por um policial branco em Minneapolis, EUA. O agente se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd e o sufocou, enquanto a vítima afirmava que não conseguia respirar. O acontecimento foi gravado, repercutiu nas redes sociais e gerou protestos nos Estados Unidos e em diversos outros países, reavivando o debate sobre racismo de forma profunda.
Ambas as brutalidades também motivaram protestos no nosso país.
Entretanto, o início de todo o problema se deu muito antes da morte dessas duas pessoas, e de tantas outras pessoas negras que perdem a vida por serem quem são. O racismo nasceu, cresceu e se desenvolveu junto com a história do Brasil.
Pensando nisso, a equipe do Insira a Ficha refletiu sobre formas de trazer esse debate para a nossa plataforma. Fizemos um desafio: quantos personagens negros de games conseguiríamos lembrar sem fazer nenhuma pesquisa? O resultado demonstrou não só a falta de diversidade nos cenários, quando existe apenas uma pessoa negra em todo o jogo, mas também os significados que suas representações podem trazer. Confira a lista abaixo:


Charles (Red Dead Redemption 2)
Filho de pai negro e mãe nativa-americana, Charles pertence a duas minorias étnicas e compartilha com o protagonista Arthur e os demais membros da gangue a sabedoria provinda de seus ancestrais, voltada especialmente para o convívio pacífico entre o homem e a natureza e o despertar da espiritualidade. Reservado, porém um combatente nato, Charles é fiel àquilo que acredita e se mostra sempre disposto a ajudar seu povo.


Clementine (The Walking Dead)
Clementine é apenas uma garotinha quando nos é introduzida no primeiro título da franquia de jogos mais popular da Telltale, The Walking Dead, mas já a partir do segundo jogo a corajosa menina assume o posto de protagonista da história e cresce junto dos jogadores que acompanham a sua trajetória de amadurecimento e sobrevivência em meio ao apocalipse zumbi, sendo reconhecida até hoje como uma das personagens mais marcantes dos videogames.


Lee (The Walking Dead)
Protagonista do primeiro The Walking Dead da Telltale, Lee Everett é lembrado com muito carinho por todos os fãs da franquia como um personagem corajoso e altruísta, guardião da pequena Clementine e responsável pelo derramamento de lágrimas de muitos marmanjos mundo afora.


Lúcio (Overwatch)
O personagem brasileiro de Overwatch é espirituoso, extrovertido e animado: uma verdadeira explosão de energia! Com seus poderes sônicos, o DJ carioca caiu nas graças da comunidade do jogo como um dos curandeiros mais versáteis e eficientes em batalha.


Markus (Detroit: Become Human)
Um dos três personagens jogáveis de Detroit: Become Human, Markus é a face da rebelião dos androides; sua postura como líder da revolução depende inteiramente das escolhas do jogador.


Riley (The Last of Us: Left Behind) 
Apresentada aos jogadores na DLC de The Last of Us, Left Behind, Riley é a melhor amiga da personagem Ellie e desempenha um papel importantíssimo na história de Ellie antes dos eventos do primeiro game.


Barret (Final Fantasy VII)
Barret Wallace é um dos personagens principais do clássico RPG  Final Fantasy VII, que recebeu um remake este ano. Barret, com sua machine gun, luta contra a companhia Shinra, que aos poucos drena a vida do planeta. Personagem brigão e malcriado que se preocupa com o planeta e os outros membros do grupo. Ele se destaca por ser o pai adotivo de Marlene, uma menina órfã, característica extremamente incomum no mundo dos games.


Miles Morales (Spider-Man)
O novo homem-aranha marca sua primeira aparição no mundo dos games! Durante a narrativa do mais recente jogo do héroi, exclusivo do Playstation 4, vemos a construção dos valores do personagem antes de se tornar homem-aranha. No final do game Miles revela seus poderes a Peter e durante a DLC, descobrimos que Miles está treinando sob a tutela de Peter. A demora para controlar Miles em Nova York não será grande, pois no final do ano a Insomniac Games lançará o novo homem-aranha onde os jogadores controlarão Miles assumindo seu posto como homem-aranha.


Sylens (Horizon Zero Dawn)
Sylens é um homem misterioso, de poucas palavras, que surge primeiro como uma voz auxiliando Aloy, a protagonista, a derrotar os inimigos. Ambos permanecem aliados enquanto possuem interesses alinhados. Ao final do jogo, ele consegue o poder que buscava e desaparece sem revelar seus reais objetivos. O primeiro jogo cria a expectativa que Sylens irá retornar como um possível vilão em Horizon: Forbidden West, o próximo jogo da franquia.


CJ (GTA San Andreas)
Carl Johnson é o protagonista de GTA San Andreas. Introduzido à vida de gângster desde a adolescência, a morte de um amigo faz ele se afastar de Los Santos por alguns anos. Ele retorna quando é informado da morte de sua mãe, que é quando o jogo realmente começa. CJ passa por diversas situações e vai aos poucos descobrindo em quem realmente pode confiar. Ele é carismático, leal aos amigos e sua história é envolvente.


Victor Vance (GTA Vice City Stories)
Protagonista de GTA Vice City Stories, Vance, ao ritmo dos anos 1980, descobre aos poucos a realidade que permeia o jogo de poder na cidade de Vice City, a Miami da Rockstar Games. Ele é um militar honesto mas que precisa fazer o jogo sujo de seus superiores corruptos, tornando-se no decorrer do jogo uma personalidade cada vez mais forte e, com o tempo, de grande influência no tráfico de drogas da cidade.


Jax (Saga Mortal Kombat)
Diferentemente de outros lutadores de Mortal Kombat, Jax não possui super poderes ou lida com magia das trevas. Ele é forte e intimida os adversários com seus braços robóticos desenvolvidos em laboratório. integra a Special Forces, esquadrão terráqueo que combate as forças malignas que teimam em conquistar a terra, e também foi o primeiro personagem negro do game.


Lucian e Senna (League of Legends)
Esse casal de personagens do popular LOL eram sentinelas da luz, que juntos, purificavam almas perdidas na ilha das sombras. Mas em uma dessas aventuras Senna foi assassinada por Thresh, um espírito que aprisiona essas almas. Assim, transtornado pela morte de sua companheira, Lucian busca sua vingança.


Alex Hunter (Fifa 17-20)
No Fifa 17 foi a primeira vez que a EA decidiu construir um modo história na consagrada série de jogos de futebol. E o personagem dessa trama é o jovem Alex Hunter. Negro e criado pela mãe solteira na Inglaterra, Hunter almeja se tornar um jogador de futebol bem sucedido e para isso precisa provar o seu melhor, assim como a realidade de milhares de jovens brasileiros que compartilham do mesmo sonho na vida real.


Dhalsim (Saga Street Fighter)
Dhalsim, o lutador dos braços elásticos de Street Fighter, além de ser um personagem apelão, vive um dilema na história do game, ao entrar em conflito com sua religião para ajudar sua pobre vila. O indiano é um pacifista praticamente de yoga, mas que enxerga no torneio de artes marciais com os melhores lutadores do mundo uma oportunidade de ganhar muito dinheiro e ajudar os seus.


Buffalo Soldier (Red Dead Revolver)
Se você acha que Red Dead Redemption I e II se passam no velho oeste de verdade é porque nunca jogou Red Dead Revolver. No auge da conquista do oeste americano, Buffalo é um soldado ex-escravo que sem alternativa é designado para lutar contra indígenas “desalmados” e mexicanos que viviam no território. Porém, ao conhecer o protagonista do game, Buffalo Soldier torna-se importante peça no enredo e adquire o protagonismo de sua vida.


Kratos (God of War)
Polêmica! Afinal, Kratos é negro? É claro que você deve saber que a cor cinza que encobre o corpo do fantasma de Esparta não é natural. Kratos adquiriu essa característica marcante após ter assassinado sua família acidentalmente. Como punição pelo ato, as cinzas de sua esposa e filha ficaram impregnadas eternamente no corpo do Deus da Guerra. Mas antes disso, como ele era? Algumas cutscenes e artes de Kratos indicam que ele era negro (inclusive, perdão pela qualidade da foto, foi bem difícil achar).


Marcus (Watch Dogs II)
Acusado injustamente de um crime que não cometeu, Marcus foi vítima de um algoritmo que “previu” através de um sistema de informações pessoais um crime que ele teria feito. Em Watch Dogs II, Marcus ingressa em um coletivo de “hackers do bem” que busca por um fim a esse sistema de dados que controla as informações da população e está nas mãos de grandes corporações e corruptos.


Eva Rosalene (To the Moon)
A Dra. Eva Rosalene é uma funcionária da Sigmund Corp, uma empresa que realiza os últimos desejos de seus clientes alterando suas memórias. Para isso, eles usam uma máquina especial que permite aos operadores analisar as lembranças e modificá-las, para que a pessoa acredite que aquilo realmente aconteceu. É um trabalho extremamente delicado e exige muita responsabilidade. Eva é determinada, inteligente, engraçada nos momentos certos e muito atenta aos detalhes, coisas que a tornam muito qualificada para a função (foi beeem complicado achar imagens da Eva, então teve que ser uma fanart mesmo).

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com