sábado, 31 de outubro de 2020

Games com Jumpscares Inesperados

Share & Comment

 Texto por: Vivi Marques, Cael Sobral, Lucas Da Hora & Matheus Thiesen



Você tem medo de jogos de terror? Então não veja essa lista! Os membros do Insira separaram alguns jumpscares marcantes que te farão querer jogar de luzes acesas. 

Resident Evil 7: Biohazard  



Considerado um dos melhores jogos de terror de 2017, Resident Evil: Biohazard mudou os rumos da série aclamada da CAPCOM. Os fãs que estavam acostumados com os últimos jogos mais focados na ação, receberam de presente um pacote de Jumpscares e o retorno ao medo extremo. O jogo conta a história de Ethan Winters que está à procura de sua esposa Mia, desaparecida há cerca de 3 anos. O game é considerado um dos melhores da franquia e também um dos melhores do gênero terror na nova geração.

Repleto de jumpscares, o jogo foi escolhido pelos membros do Insira a Ficha para ocupar a lista, com o susto mais marcante sendo protagonizado pelos reencontros de Mia e Ethan.


A cena ocorre na casa dos Bakers, onde é habituado a história do sétimo jogo da franquia. Ethan ao ouvir barulhos por detrás da porta, decide descer as escadas, mas o protagonista não esperava dar de cara com sua esposa possuída, se arrastando em sua direção e com uma faca na mão. 

Vencedor do prêmio Game Awards, de melhor jogo para PS VR em 2017, o jogo singleplayer é uma ótima escolha para tomar sustos no Halloween. 

Resident Evil 7: Biohazard está disponível no PS4, PS VR, XBOX ONE, SWITCH e PC.


Amnesia: Rebirth



Você se lembra da famosa saga da Frictional Games "Amnesia" de 2010 que fez muitos jogadores perderem o sono? Mais uma vez, ela está de volta! "Amnesia: Rebirth" chegou para causar mais insônia nessa quarentena. Lançado em 20 de outubro de 2020, o game vem com a mesma pegada que os outros dois da franquia. Com uma nova história, o jogo continua a apresentar um sistema focado em sobrevivência, sem opção de combate, apenas resistência e fuga.

No universo de Amnesia Rebirth, você assume o controle da personagem Tasi Trianon que, após um acidente aéreo, acorda sozinha e com perda de memória em meio aos destroços no deserto da Argélia. Em busca de seu marido e o resto dos tripulantes, ela tem a missão de encontrar respostas para o que aconteceu em cavernas escuras e túmulos antigos próximos. Conforme as pistas são descobertas e explicadas pelo caminho, as memórias de Tasi vão voltando aos poucos nos trazendo desenvolvimento para a história. E como um grande jogo de terror focado no psicológico da personagem, o objetivo não é nada simples. Trianon será atormentada por alucinações assustadoras e se deparar com monstros durante todo o seu percurso.

Além dos mini sustos com as visões inesperadas surgindo na tela, quando a sanidade mental da personagem era diminuída por conta da ansiedade e medo na escuridão, um dos momentos mais marcantes e assustadores do game foi a perseguição de um ghoul dentro do esgoto. Causa uma agonia e um desespero enorme após o susto, ainda mais por ter que abrir a passagem da saída com o bicho atrás.


Amnesia Rebirth está disponível para jogar no PS4 e no PC.


Outlast



Esse jogo é a síntese do termo Survival Horror. Lançado pela primeira vez em 2013 pelos canadenses da Red Barrels, Outlast coloca o jogador na pele de um jornalista que vai investigar uma denúncia de uma seita macabra rolando em um hospital psiquiátrico. Logo ao entrar no lugar, você já percebe que não foi uma escolha lá muito inteligente. Corpos dilacerados, sangue pra todo lado, um policial à beira da morte implorando para que você vá embora.

E mal fez vinte minutos que você começou a jogar, o jogo te apresenta a um dos antagonistas, o enorme e incansável Chris Walker. O encontro, é claro, não é dos mais amigáveis.


Little Pig!!

Já considerado pela comunidade um clássico moderno do terror em primeira pessoa, Outlast está disponível para PC, Playstation 4, Xbox One e Switch. Foi uma excelente estreia dos veteranos da Red Barrels. O sucesso de Outlast, é claro, teria que render uma sequência...

Outlast 2


A sequência de Outlast, tão ou até mais aterrorizante que o seu antecessor, foi lançado em abril de 2017 e é considerado um dos games mais violentos dos últimos tempos.

Nessa nova história, você controla o cinegrafista Blake Longermann, que começa dentro de um helicóptero junto da esposa repórter indo até o Arizona nos Estados Unidos, com o objetivo de cobrir um suposto assassinato. Mas teu foco principal muda após um acidente aéreo, e passa a ser encontrar sua companheira. Porém, o local em que ele caiu é povoado por uma seita satânica cheia de sacrifícios. É aí que o terror traumatizante começa!

É certo que a perseguição da freira Marta é horrível e desesperadora, mas o monstro no colégio que é mostrado na visão de Blake dá uns sustos de pular da cadeira! Dê uma olhada:


Em um duelo entre Marta e Chris Walker, quem você acha que ganharia? Bom, uma coisa todos sabem, ninguém quer ser perseguido por nenhum dos dois.

Outlast 2 está disponível para jogar nas seguintes plataformas: PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.


The Dark Pictures Anthology: Man of Medan



Man of Medan, lançado em 2019, é um jogo controverso. Isso porque o público esperava um grande jogo de terror, já que a Supermassive Games havia acertado em cheio com Until Dawn, mas acabou ganhando um jogo repleto de bugs e de um enredo mais parecido com um filme de terror trash. E como todo terror clichê, Man of Medan abusa dos jumpscares e é por isso que foi escolhido pelo Insira a Ficha. 
Sua jogabilidade é bem parecida com Until Dawn, o jogo consiste na movimentação de personagens e sua interação com o cenário. As escolhas que os jogadores fazem influenciam na história e finais diferentes podem ser obtidos. O enredo do game é focado num grupo de amigos, que saem em uma viagem de mergulho, mas as coisas inesperadas acabam mudando o destino dessas pessoas, que são levadas até um navio abandonado que guarda um segredo fundamental para o desenrolar da história.
O momento escolhido como o jumpscare mais marcante do jogo foi um dos momentos finais do jogo, com o final específico em que o personagem Conrad fica permanece no navio. Quando o jogador "abaixa a guarda" e só espera o jogo finalizar e os créditos começarem a subir, Man of Medan surpreende e arranca mais um susto com um daqueles jumpscares que, por mais previsível que seja, a gente acaba tomando susto do mesmo jeito.


O jogo está disponível para as plataformas Playstation 4, XBOX One e PC. Além de ter o modo singleplayer, ele também é possível de ser jogado em modo multiplayer online.

P.T. - Silent Hills



Hideo Kojima surpreendeu a todos quando produziu P.T. (Playable Teaser), demo jogável do que seria Silent Hills. O teaser foi disponibilizado gratuitamente na Playstation Network em 12 de agosto de 2014, após ser apresentado em uma conferência da Sony na Gamescom. Era uma parceria de Kojima com o diretor de cinema Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno) e o ator Norman Reedus (The Walking Dead). Apesar de ser apenas uma demo, P.T. encantou os jogadores por ser misterioso, imersivo, e muito assustador. A antagonista do jogo, a fantasma Lisa, tem um dos sustos mais emblemáticos dos games, sendo responsável por ataques cardíacos em jogadores de todo o mundo.



E o P.T., hein?

A histórica franquia de horror que vinha sofrendo recentemente com jogos medianos merecia um título grandioso. Silent Hills, porém, foi cancelado pela Konami em abril de 2015, pouco antes do anúncio da demissão de Hideo Kojima da empresa. Mesmo ultrapassando 1 milhão de downloads em poucos meses, P.T. foi removido da PSN e os fãs ainda lamentam o potencial desperdiçado. Kojima reativou o próprio estúdio em seguida, lançando Death Stranding em 2019. Mas para nossa tristeza, nenhum Silent Hill parece estar nos planos da Konami, então não deveremos ver um novo jogo da franquia tão cedo. O início de um sonho, deu tudo errado.


BÔNUS: 

Minecraft



É isso mesmo, você não leu errado. Minecraft é um jogo que dispensa apresentações. Por ter classificação etária para 10+, muita das vezes é visto como "jogo de criança". Mas, por trás deste clássico, existe uma cena muito comum que é capaz de deixar até o mais velho dos jogadores traumatizado: a explosão do creeper. Nossa lista foi recheada de grandes jumpscares, dos mais aterrorizantes possíveis, mas do primeiro jumpscare a gente nunca esquece. 
O mais cômico (para não dizer trágico) é que esse susto pode acontecer a qualquer momento do jogo, já que, diferente de grande parte dos inimigos presentes em Minecraft, os creepers não morrem à luz do sol. Sendo assim, você pode estar minerando, cuidando da sua horta, ou simplesmente voltando para sua casa quando de repente uma criatura das trevas de aparência retangular e cor verde aparece e destrói sua vida, seus sonhos… resumindo, destrói tudo, e isso apenas ficando inchado até explodir. 



Minecraft é um jogo disponível para PC, Android, iOS, Windows Phone, Xbox 360 e One, Playstation 3 e 4, Nintendo Wii U e Switch.


Among Us 




O fenômeno que ganhou sobrevida na pandemia, não podia faltar na lista, mesmo que fosse como um bônus. Among us, lançado em 15 de junho de 2018, o queridinho arrebatou até pessoas que não estavam familiarizada com os jogos durante o isolamento. Mas você deve estar se perguntando? - Mas quando o jogo dá susto?
O grande Jumpscare é ser morto pelo impostor, isso quando ele não vem acompanhado da decepção de ter sido morto pela pessoa que você menos imaginaria que faria isso com você. 




O game online e multiplayer tem uma equipe de tripulantes tentando consertar uma nave espacial realizando as famosas "tasks" para voltar para casa, enquanto isso existe um impostor entre eles, um membro que foi substituído por um alienígena parasita que muda de forma. O impostor que parece com todo mundo, tem a missão de eliminar a tripulação antes que a nave seja consertada. Ele tem o poder de sabotar a embarcação, dificultando os jogadores mais ainda a perder tempo arrumando as sabotagens, antes que o local exploda. Os inocentes tem o poder de convocar uma reunião ou reportar um corpo, com o objetivo de descobrir quem é o culpado disso tudo. 

O mais legal é que só o impostor pode se esconder dentro da tubulação e sair em outro lugar sem que ninguém o veja. Cuidado para não ser pego no flagra. E se por azar um tripulante estiver passando por perto do corpo, e alguém achar isso suspeito, poderá acusar ele. Na reunião, acontece uma votação, e o jogador tem que votar em quem ele acha suspeito. O mais votado será jogado para fora da nave. No jogo, existe um chat para conversarem entre si, mas o que muitas pessoas estão fazendo ultimamente é jogarem em ligação, tornando mais emocionante e divertida a jogatina.

Among us está disponível pago na plataforma da Steam, e gratuito no mobile.

IMPORTANTE: as skins de Halloween estão sendo distribuídas gratuitamente para todo mundo, corre lá que é só nessa época!

Tags: , , , , , , , , , , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com