segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Tell Me Why: Capítulo Dois - ANÁLISE

Share & Comment

O segundo capítulo da mais nova aposta do estúdio francês DONTNOD, em parceira com a Xbox Game Studios, teve seu lançamento na última quinta-feira (3). Com seu encerramento agendado para o dia 10 de setembro, será que o episódio conseguiu prender a nossa atenção para o grande desfecho dessa semana? 

Venha conferir a nossa análise do capítulo dois de Tell Me Why!

O segundo episódio de Tell Me Why, “Casos Segredos de Família”, aprofunda muito daquilo a que fomos previamente apresentados. Agora já na metade de nossa jornada em Delos Crossing, grande parte da trama e da proposta do game é estabelecida e há tempo de sobra para desenvolver e trabalhar os dilemas dos protagonistas Alyson e Tyler. Ao mesmo tempo que estão focados no seu suposto objetivo principal de arrumar a mobília e vender a casa, os irmãos de repente se encontram imersos em um mistério familiar muito maior e mais complexo do que sequer imaginavam.

Gosto de como o jogo se esforça para trazer equilíbrio à experiência, alternando entre momentos tensos e frenéticos de revelações bombásticas (PAAARA PARA PARA PARA), e momentos ternos, delicados e contemplativos. Essa dosagem ajudou a me conectar ainda mais com a história e desempenha um papel vital para o fator imersão do game como um todo.

Uma das primeiras sequências cinemáticas do capítulo acompanha os irmãos explorando a casa de infância, fazendo um paralelo com suas memórias como crianças e dando vida e significado ao ambiente em questão. É um momento doce e nostálgico que sintetiza a essência de Tell Me Why em breves minutos. A conexão entre os gêmeos é genuína e totalmente crível.

Por outro lado, tudo isso logo de início alimentou uma das minhas principais preocupações: de que o episódio seria uma grande encheção de linguiça que não levaria a lugar algum – um grande karma que segundos episódios de formatos episódicos em geral costumam carregar. Felizmente, fico feliz em declarar que esse não foi o caso. Apesar do começo lento, o episódio não demora muito para pegar ritmo e desenvolver a trama principal. Ele se estende por até QUATRO HORAS caso você seja, assim como eu, um amante de exploração que não consegue evitar futricar cada mísero cômodo e interação possível só pra garantir que não deixou nada passar.

A gameplay mantém a mesma dinâmica de exploração e diálogos, porém com a presença de mais puzzles (no mesmo nível de dificuldade de antes) e mais momentos de escolhas, em que o jogador precisa optar pela memória de um dos irmãos em mais de uma oportunidade. Ainda é difícil dizer as consequências que tais escolhas trarão - e se elas mesmo irão existir! É algo que só iremos saber no terceiro e último capítulo que encerra a história.

Além disso, a busca por itens colecionáveis se mantém divertida e bem-vinda como um objetivo paralelo à trama. 

A esse ponto da história, é quase impossível fazer mais comentários evitando possíveis spoilers, por isso, a partir daqui vou abrir espaço para comentários com spoilers, portanto, esteja avisado!

ATENÇÃO!

SPOILERS SOBRE A TRAMA DO SEGUNDO EPISÓDIO A SEGUIR:

UFA, por onde começar?

E não é que minha teoria sobre os personagens do Livro do Goblins estava certa? Mais do que isso, foi confirmada de uma maneira nada sutil por meio de um puzzle para associar três dos personagens aos animais das fábulas infantis. Sam, o Urso. Tessa, a Pelicana. Eddy, o Alce.

Com isso devidamente esclarecido, levanta-se a seguinte questão: afinal, o Caçador Colérico existe ou não? Não passa de uma alucinação dos irmãos ou eles realmente o viram? E o mais importante de tudo: o Caçador é uma entidade sobrenatural ou simboliza uma pessoa assim como os outros personagens dos contos?

Pois é, tudo indica que a última opção é a resposta correta. Trata-se do pai dos gêmeos, que aparentemente está metido até o pescoço no episódio trágico que culminou na morte de Mary-Ann. Minhas apostas? Desconfio de Tom Vecchi, candidato a prefeito de Delos Crossing e marido de Tessa, o que justificaria todo o rancor que Tessa visivelmente guarda de Mary-Ann e sua atitude irresponsável e antiética de denunciá-la por maus tratos e negligência aos filhos (amo ser sua amiga!). Outro que também está no meu radar desde sempre é o velho que acompanha os gêmeos na balsa no primeiro episódio, e dá as caras no mercadinho nesse segundo episódio. Me parece estranha a atenção direcionada a esse personagem em específico, sendo que até o momento ele não acrescentou nada à trama. Hmmmm...... Estamos de olho!

Também vou levantar a bola de que a Alyson muito possivelmente não desferiu um ataque contra a mãe, afinal, a arma do crime não foi encontrada pela perícia. Será que Alyson foi levada a acreditar que fez isso enquanto criança e se perdeu em suas próprias memórias? Pelos documentos já pudemos confirmar que a causa da morte de Mary-Ann foi afogamento, mas a perfuração causada pela tesoura também consta nos laudos que encontramos na delegacia. Difícil concluir algo com o que temos em mãos até o momento!

Mistérios à parte, é impossível não comentar sobre a maior doçura de todo o episódio: a interação entre Tyler e Michael. Como não amar? Os dois são muito fofos e eu amei a iniciativa da DONTNOD de abordar de uma maneira tão descomplicada gênero e sexualidade: Tyler é sim um homem trans, mas isso não o impede de sentir atração por outros homens. Os diálogos, brincadeiras e flertes entre os dois enquanto trabalham no estoque do mercado não soam forçados ou fora de hora. A DONTNOD sempre faz questão de inserir representatividade em seus jogos e fico muito feliz que em Tell Me Why isso vá muito além da transexualidade de Tyler, que por si só já é uma grande vitória para a indústria do entretenimento.

E esse easter egg de Life is Strange hein? Confesso que me emocionei

Esse capítulo ainda ressalta que talvez o papel de Alyson para solucionar essa história seja ainda maior do que o de Tyler. Começamos Tell Me Why crentes de que ele seria a chave para esse mistério, mas à medida que vamos nos aprofundando na investigação, é nítido que Tyler é muito mais bem resolvido com seu passado do que Alyson. Mesmo morando em Delos Crossing por todos esses anos, ela desenvolveu um forte bloqueio pelo seu passado traumático e evita ao máximo revisitar esses fantasmas, enquanto Tyler é muito mais aberto a descobrir a verdade, provavelmente por conta de toda a terapia a que foi submetido em seus anos em Fireweed, que o tornou mais equilibrado e seguro de quem ele é como pessoa.

Imagino que convencer Alyson a explorar suas memórias a fundo e superar seus traumas seja a peça que falta para que os gêmeos Ronan descubram o “porquê” que tanto anseiam e possam, finalmente, seguir em frente.

 

FIM DOS SPOILERS

E aí, já jogou o capítulo dois de Tell Me Why? Se sim, o que achou?

O último capítulo que encerra o jogo estará disponível a partir da próxima quinta-feira (10 de setembro), na Steam, Microsoft Store e Xbox Game Pass.

Mal posso esperar para a grande conclusão dessa história que me cativou desde o primeiro minuto!

Tags: , , , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com