quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Jogos mais esperados de 2019

Share & Comment

Todo começo de ano é a mesma coisa, cheio de promessas...E aí, quais suas resoluções de ano novo? Quer sugestão? A meta do pessoal do Insira a Ficha é jogar lançamentos que nos enchem de determinação que estamos aguardando com muita vontade e, no caso de alguns, saudade. Que tal escolher uma meta mais tangível?



Zé Maia - Mortal Kombat 11

Mortal Kombat 11 será lançado no mês de abril deste ano, e mesmo com poucas informações divulgadas sobre o game, muitas especulações já foram criadas. Com certeza você se deparou com a notícia de que o personagem Salsicha, do desenho animado Scooby-Doo, estaria entre os lutadores do jogo. Pouco tempo depois a informação foi desmentida.

A verdade é que a franquia nunca se fixou somente no gênero luta. Alguns de seus jogos inovaram e aproveitaram a boa e consistente história. Mortal Kombat Shaolin Monks, por exemplo, era praticamente um jogo de aventura, onde você podia percorrer por cenários dando continuidade na história, jogando sozinho ou no modo co-op, com Liu Kang e Kung Lao. Mortal Kombat: Armageddon foi o game com o maior número de lutadores jogáveis e também apresentava uma história bem construída, que serviu como elo para a trama de MK9. Ainda em MK: Armageddon, outros detalhes foram adicionados, como a possibilidade de criação de um personagem e o minigame de kart. Podemos perceber que inovar não é um problema para os desenvolvedores de Mortal Kombat.

MKX foi um sucesso e serviu como marcador da franquia na atual geração. Agora, com o lançamento do segundo game a expectativa é que ele traga novas experiências para os jogadores, dando continuidade em sua história, com a maestria de sempre, e introduzindo novas possibilidades de campanhas. Não sou um grande fã dos games de luta, mas sou fã da capacidade que MK tem de envolver o player na trama e se interessar pelos combates. Na minha opinião, é um jogo completo. Serve para você jogar com seus amigos numa pegada mais arcade, quando ao mesmo tempo oferece uma ótima narrativa e elementos que transformam o jogo em algo único. Mal posso esperar pela divulgação de novos fatalities e outros golpes de finalização! Se você é fã dos games de luta, com certeza está muito empolgado. Mas, se não for, também vale a pena imergir nesse universo mortal e se encantar pela brutalidade do game. Algo que poucas desenvolvedoras sabem fazer com tanta eficiência.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Cwofr3L_vIo


Iraci Falavina - Rides With Strangers (boato)

EU POSSO OUVIR O CORO DE ALELUIA?? Eu já mencionei esse jogo algumas vezes no programa. Ele é desenvolvido pela Reflect Studios, que também criou Welcome To The Game. Rides With Strangers é um jogo de sobrevivência em que você é uma mulher cujo carro quebrou na estrada e precisa pedir carona para chegar até o destino final. Bom, sendo mulher, sei que essa é uma situação muito desagradável, principalmente se as pessoas que te derem carona forem UM BANDO DE PSICOPATAS. A proposta do jogo é incluir vários estranhos, cada um com características bizarras únicas.

A demo disponibilizou apenas o padre, um fanático que te faz perguntas sobre o motivo de você estar ali, sua fé, sua família, etc. e as suas respostas podem fazer ele te atacar logo no começo da “carona” ou distraí-lo. Apontar para as placas de limite de velocidade também contribuem para que o -maluco- motorista desvie a atenção de você. Se o carro estiver indo devagar e a situação estiver tensa, é possível dar uma de dublê e se jogar na estrada para tentar a sorte com outro -maluco- motorista.

E basicamente isso bastou para o jogo me atrair. Ele olhou pra mim, eu olhei pra ele, rolou uma química. O problema? Desde 2016 o projeto está no KickStarter. Só o que temos até agora é uma demo que cumpriu muito bem seu papel em me deixar com vontade de jogar a versão completa.

PORÉM, todavia, entretanto, a meta de U$ 25.000,00 foi atingida e ultrapassada! A verba já é suficiente para entregar o jogo para PS4 e Xbox One, além da já existente disponibilidade para PC. Ou seja, possivelmente o jogo será lançado esse ano. Os desenvolvedores ainda possuem metas para expansões; mais personagens, compatibilidade com Oculus Rift, enfim, o projeto parece promissor. Caso queira apoiar a campanha no KickStarter, aqui está.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-dJi8B_NHDk


Ana Paula Voigt - The Dark Pictures: Man of Medan

Apesar de ainda não contar com uma data de lançamento oficial, tudo indica que ainda em 2019 teremos entre nós o novo título da Supermassive Games, desenvolvedora de Until Dawn (2015), em parceria com a Bandai Namco.

Man of Medan será o primeiro capítulo da nova aposta do estúdio: uma antologia de horror denominada The Dark Pictures, seguindo os passos do seu predecessor e repetindo a fórmula de tomada de decisões e busca pela sobrevivência.

A história inédita acompanha cinco amigos que embarcam em uma viagem pelo Pacífico Sul para encontrar um navio naufragado da época da Segunda Guerra Mundial. Mas uma tempestade acaba por despertar muito além do que a fúria da natureza e traz à tona assombrações e momentos de horror. Assim como em Until Dawn, a vida dos personagens está em suas mãos.

O jogo estará disponível para PC, Playstation 4 e Xbox ONE. Se você é fã do gênero de terror e curte mecânicas de escolha e consequência nos games, não pode deixar esse lançamento passar em branco!

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=QgW6xwr8AnU


Willian Ferreira - Gears of War 5

Gears 5 foi anunciado na E3 2018 e já deu para ver um pouco sobre como vai ser o novo jogo.

Desde o anúncio, algumas informações sobre a história do novo jogo foram reveladas, como a mudança de protagonista, deixando um pouco a família Fenix de lado e partindo para a história da Kait Diaz. O jogo pretende trazer muitas inovações para a franquia, focando principalmente no drama da história e nos ambientes.

As principais mudanças em Gears 5 deve ocorrer diretamente pelo sucesso de seu principal concorrente: God of War 4. O exclusivo da Sony não teve medo de se reinventar e fazer grandes mudanças na gameplay do jogo, graças a essas mudanças o jogo ficou incrível e mereceu o título de melhor jogo do ano de 2018.

Essa mudança não foi só de mitologia, passou em mudar a forma de gameplay do jogo, deixando para trás a jogabilidade monótono e repetitiva dos antigos jogos da franquia, e também foi a forma em que Kratos foi apresentado.

Marcus Fenix e Kratos são muito parecidos, são personagens de 1 sentimento, o famoso “cabra macho” que está sempre bravo e com raiva e que às vezes, ou nunca, expressam seus sentimentos.

Em God of War 4, com ajuda de Atreus, podemos ver um desenvolvimento do personagem Kratos, saindo daquela cara fechada e brava, para acompanhar o desenvolvimento de pai e filho dos personagens. Essa relação entre eles é um dos pontos principais para a história do jogo.

Apesar da carga emocional sempre estar presente em Gears of War, o jogo é dominado pelo padrão da “masculinidade alfa”, onde os momentos de drama acabam sendo deixados de lado, e o foco passa ser principalmente pelos mutilamentos e os banhos de sangue presente no jogo.

The Coalition tem em mãos o difícil trabalho de fazer com a franquia Gears o que a Santa Monica fez com God of War. Mudar o protagonismo da história para a Kait foi um acerto, a personagem era um dos pontos fortes da campanha do Gears 4.

Claro que mesmo com essas mudanças, as raízes da franquia Gears devem se manter, o jogo ainda vai ser o shooter brutal, mas assim como em God of War, o combate precisa ser alterado. A Santa Monica mudou totalmente a forma de combate de Kratos, tornando o guerreiro mais metódico, fazendo com que cada vitória no campo de batalha seja uma conquista.

O combate em Gears precisa de mudanças, principalmente pelo combate no jogo ficar extremamente repetitivo durante a campanha.

Outra questão importante para Gears é o ambiente, o jogo sempre apresentou ambientes graficamente lindos, porém os espaços de locomoção sempre foram muito fechados e excessivamente lineares.

Não que ser linear seja um problema, mas o fato de ter mapas grandes trazem outras alternativas para o jogo, podendo criar diversas maneiras para o jogador entrar em combate, além de criar mais áreas para a exploração.

Como já falado no texto, os ambientes são um dos pontos principais no desenvolvimento de Gears, ainda vai continuar tendo os ambientes extremamente fechados e claustrofóbicos, mas dessa vez estará presente no jogo junto a outros ambientes maiores.

Aprender é sempre bom, e a The Coalition parece ter aprendido um pouco com a concorrência. Gears of War sempre foi o rival direto de God of War no lado verde da força, e estou ansioso para ver mais um capítulo desse combate.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Fwq_2geuW-A
Tags: , , , , , , , , , , , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com