sábado, 22 de agosto de 2015

IaFeed: as melhores trilhas sonoras de trailers de games

Share & Comment

Como diria o senso comum: "nunca julgue um livro pela capa". Todo mundo sabe que, no fundo, isso é impossível, porque "a primeira impressão é a que fica". No mundo dos games, mesmo que muitos tenham caixas e capas, quem fica com esse trabalho de roubar a atenção dos jogadores são os trailers. E, além do gameplay, da história e dos personagens, a trilha sonora do vídeo faz muita diferença. Confira abaixo as melhores músicas que ouvimos em trailers de games!



Luiz Fernando Menezes — Night in the Woods (PC e PS4)
Pouca gente ficou sabendo desse indie que está para ser lançado em 2016. Mas dos que ficaram sabendo, grande parte espera ansiosamente para ver o resultado. Night in the Woods ainda não possui muitos detalhes sobre sua jogabilidade, história ou até gênero. Porém, vamos combinar, com a calma e prazerosa música do trailer criada por Alec Holowka e Scott Benson já podemos ter uma ideia — ínfima que seja — de que, mesmo aparentemente simples, podemos esperar um jogo belíssimo.

Menções Honrosas:


Mateus Mognon — Life is Strange (PC, PS3, PS4, Xbox One e Xbox 360)
Eu tenho muita dificuldade em escolher coisas, principalmente quando essas coisas são games e música. Quando o objeto a ser julgado são trailers, eu levo como principal ponto de referência a imersão. E os vídeos de divulgação de Life is Strange são muito bons nesse quesito.

Já que é dividido em episódios, o jogo possui zilhões de trailers e, quando você assiste qualquer um deles, basta colocar o fone e você será transportado para Arcadia Bay. Os trailers contam com músicas como "Obstacles", "Something Good" e mais uma coleção de músicas indies e folks, que mostram o clima leve e denso do jogo que, mesmo sendo bem diferente dos jogos AAA, tem uma história tão foda que deveria competir (e ganhar) como Game of The Year.

Pronto falei.

Menções Honrosas:


Victor Lacombe — Mass Effect 3 (PC, Xbox 360, PS3)
A minha opinião quanto a trailers costuma ser ambígua: eu curto, mas tento ao máximo não fazer hype pra não aprovar o jogo antes mesmo de jogá-lo.

Mas com Mass Effect não deu.

Hypei muito. Hypei lindamente.

O trailer tem tudo o que um fã da série poderia querer: Reapers, a terra sendo atacada, o Big Ben, a Normandy e a/o Shepard sendo fodão e, principalmente, a música. O modo como ela transmite a tranquilidade da terra antes do ataque e embala a batalha épica depois dele é genial. Tão genial quanto o silêncio entre esses dois momentos, simbolizando o silêncio e a morte que a guerra traz.

Pena que o jogo não faz jus aos seus antecessores. Mas isso é pra lista de “maiores decepções com trailers”.



João Bosco Cyrino — Valiant Hearts: The Great War (PS3, PS4 Xbox 360, Xbox One, PC, IOS, Android)
A melodia instrumental e original de Valiant Hearts consegue ser perfeita pelo simples fato de toda a sua beleza conseguir completar e ser complementada pelo que é exibido na tela. Música boa ou não, o fato é: no contexto de um trailer, a trilha sonora não pode ser analisada isoladamente. Ela tem a função difícil e subjetiva de fazer sentir a emoção do que é dito, dar razão de ser ao que é mostrado — e no caso de Valiant Hearts é o cheiro de sangue, pólvora e terra molhada; é a dor de uma voz rouca vinda do fundo da garganta, tragada do receio por aquele que ama. E, acima de tudo, da luta por grandeza do indivíduo diante da pequenez que este representa para este gigante e insaciável ser chamado guerra.



Tadeu Mattos — Dishonored Trailer E3 2012 (PS3, Xbox 360, PC)
Já perdi a conta de quantas vezes eu assisti esse vídeo. Lembro que a primeira vez ,lá durante a E3 de 2012, foi quando percebi o que é se arrepiar assistindo um trailer. Aquele sentimento de prazer que te faz pensar: ''Cara, esse Jogo vai ser bom pra caramba!'' mesmo sendo o primeiro gameplay divulgado e que se formos analisar acaba não mostrando muito.

O poder que esse trailer invoca se origina obviamente da música do mesmo. "The Druken Whaler", uma releitura da famosa música que marinheiros cantavam durante o século 19 feita especialmente para o Dishonored. A canção cria um clima estranho e muitas vezes perturbador que combina perfeitamente com o tema do game. Pessoas sendo assassinadas, corpos vítimas da peste no chão da cidade, ratos devorando inocentes, tudo isso sendo perfeitamente ambientado ao som de uma voz feminina, leve e calma cantando uma música com letras dignas de Slayer.


Felipe Buzzi — Gears of Wars 3 (Xbox 360)
Confesso que não sou bom em memorizar músicas, muito menos de algum trailer. Mas pensando nas minhas viagens de ônibus indo e voltando pra casa cheguei a uma conclusão.

Em 2010 eu comprei meu Xbox 360, fiquei naquela euforia de jogar todos os jogos desse universo, vender meu Playstation 2, esquecer as felizes jogatinas de Kingdom Hearts e pôr a mão nessa geração que estava chegando. Alegria marcante. Foi então que eu finalmente coloquei as mãos em Gears of Wars: rapidamente fui imerso naquela aventura doida de atirar ou passar a serra elétrica em alienígenas brutamontes e grotescos, foi uma experiência sanguinária.

Enfim. No mesmo ano (2010), a Epic Games lançou esse trailer que ainda me causa arrepios. Sim, mesmo depois de 5 anos. A música do trailer já começa com “dont cry my love” naquela zona de cinzas e explosões (e claro, gritos alienígenas). Gears of Wars marcou a geração passada, esse trailer de um minuto e meio já prova em parte do que estou falando. Só quem jogou a trilogia sabe das fortes emoções que o game trouxe.


Vinícius Bressan — Trailer 2 de Grand Theft Auto V (X360, PS3, PS4, XONE e PC)
A Rockstar é uma das referências quando se fala em trailers de videogame, e a franquia Grand Theft Auto é a principal responsável por isso. Os trailers cinematográficos e bem produzidos que vemos hoje só se tornaram tendência - e tomaram o lugar de sequências de imagens aleatórias de gameplay, intercaladas com frases maneiras - na segunda metade dos anos 2000. Enquanto isso, a Rockstar já havia lançado uns trailers sensacionais para GTA, com trilhas sonoras que variavam da ópera Gianni Schichi ao rapper Tupac. A 7ª geração já chegou mandando muito com o teaser “Things will be different” de GTAIV, mas acho que esse segundo trailer de GTAV é o que mais se aproxima da imagem que eu tenho da série: o caos, o humor sarcástico, um mundo insólito pra caramba e ainda assim muito próximo do mundo real.

Menções honrosas:
Gears of War - Mad World Advertisement
Dead Island - Official Announcement Trailer
Rock Band - Xbox 360 Trailer





Mariela Cancelier — Assassin’s Creed: Revelations (PC, PlayStation 3, Xbox 360)

Preciso dizer: Essa trilha foi muito bem feita e, em um arranjo sensacional, casou com as cenas do trailer. Além de ser um dos meus títulos preferidos, a música combina muito com o clima de “procurar os segredos escondidos” enquanto luta com templários. Cada movimento do vídeo, cada olhar do Ezio (<3) flui com o ritmo da música. Para mim, não se trata de A melhor música, mas para o trailer, ficou perfeita. Reparem nos cortes das cenas entre a mudança de notas da percussão, e quando o capuz do Ezio é retirado, a sintonia com a águia e a pausa da trilha é exata. Enfim, enjoy.

Menção honrosa:
Campeã Jinx, League of Legends



Willian Vieira — Gears of Wars 2 (Xbox 360)
 


Amanda Ribeiro Marques — Teaser de This War of Mine (PC)
Tags: , , , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com