domingo, 31 de maio de 2020

Jogos necessários para enfrentar a pandemia

Share & Comment

O surto de um vírus filho da **** fez com que toda a população precisasse seguir uma rigorosa quarentena. A infecção se espalhou e se tornou uma pandemia. E infelizmente não estamos falando de Resident Evil. Nossos bravos integrantes reuniram suas forças (à distância) para fazer esta seleção de jogos para  jogar enquanto estiver isolado devido a uma pandemia. Esperamos que isso não se repita muitas vezes.


Iraci Falavina - Habbo Hotel

E vamos começar com um clichê! Quando você está longe de todo e qualquer contato social, existem métodos de conseguir migalhas de interação. Por que não se registrar num hotel com várias festas estranhas com gente esquisita?

Brincadeiras à parte, para quem nunca jogou (você provavelmente nem estava vivo na época do Orkut), Habbo Hotel é um RPG online em que você cria seu personagem, adota um bichinho de estimação e pode decorar seu(s) quarto(s) como quiser. Além das suas instalações principais, você pode criar quartos temáticos como restaurantes, festas e até hospitais!

Falando nesse último, minha personagem, Sra. Coqueiro, apresentou sintomas do coronavírus e foi obrigada a procurar a unidade de saúde mais próxima (mesmo online temos que proteger nossa saúde, né?). Infelizmente ela teve que lidar com a superlotação do sistema e uma espera do C$%*& que só não foi maior porque um médico deu em cima de mim e disse que trocaria um raio X por um beijo. Felizmente era só uma gripe e ela foi mandada para casa. Dê uma surra em assediadores, seja online ou onde for.

De volta à tranquilidade do lar, Sra. Coqueiro se concentrou então em decorar seu quarto e finalmente adotar seu bichinho de estimação grátis: um adorável porco chamado Bacon. Apesar de muito fofo, Bacon não para quieto e muitas vezes atrapalhou o projeto decorativo: não dá para colocar nada numa área se já tiver algo ali (como comida para porco ou o próprio porco). Porém, com muita paciência, foi possível concluir o projeto.

As possibilidades de Habbo Hotel são inúmeras. Se estiver sentindo saudade dos amigos, combine uma festa no seu apê (de preferência sem o Latino). Mesmo tendo sido lançado em 2000 e os gráficos não serem lá essas coisas, continua sendo um jogo divertido e excelente para se distrair e esquecer o caos lá fora.


Marina Guedes - Stardew Valley

Guarde as lascas de pedra que encontrar no caminho, assim como as toras de madeira que ajudaram a construir um cercado para o matagal não invadir sua plantação. Não se esqueça de fechar o portão para que as galinhas não fujam. E quando o relógio pontuar meia noite, corra para sua casa e durma antes que perca tudo ao cair em um sono profundo. Literalmente.

Em Stardew Valley, um jogo RPG indie de simulação, você vive os dias comum de fazendeiro e aprende que não é nada fácil ser um agricultor 2D. No início do jogo, você cria seu personagem e recebe uma parte de terra que habita uma cabana que pertenciam ao seu avô. Você pode escolher uma de cinco tipos de fazenda, como preferir. Seja para ter mais oportunidade de pilhamento de terra, mais recursos de mineração ou ter um rio para se aprimorar em pesca.

Mesmo sendo uma fazendeira ocupada, minhas visitas à Pelican Town também eram rotineiras. Não apenas para interagir com os NPCs, mas para descobrir o que havia de novo no Mural próximo ao Armazém do Pierre, onde eu comprava das mais variadas sementes e outros produtos. Neste mural, eram expostos missões que me rendiam um dinheiro extra ao cumprí-las.

Não só de plantação e fazendo favores, vivia o menino Arthur - meu personagem. Mineração, pesca e os misteriosos o aguardam em Stardew Valley. Mas cuidado! Todas essas atividades devem ser cumpridas com atenção à vida e energia do personagem. Sem contar que o fim do dia no jogo também encerra suas horas de trabalho no campo.
Se a vida de fazendeiro para ser meio solitário, tente o modo cooperativo do jogo e monte sua fazenda com amigos!


Zé Maia - Safari Kart / Werewolf / Golf Battle 

Rapaz, se tem uma coisa que essa quarentena me mostrou é que se você não curte battle royale são poucas as opções de jogos mobile online para jogar com os amigos. E por causa dessa dificuldade eu vou te falar sobre três joguinhos que podem movimentar um pouco as suas chamadas em grupo no whatsapp.

Começo com o Safari Kart, um game que lembra (só lembra) o saudoso Crash Team Racing do Playstation 1. Para a minha grata surpresa esse jogo de corrida 3D funciona, além de ter uma variedade considerável de personagens ̶c̶o̶m̶ ̶c̶a̶r̶a̶ ̶d̶e̶ ̶m̶o̶l̶e̶s̶t̶a̶d̶o̶r̶e̶s̶  e de pistas de corrida. Esses personagens você desbloqueia assistindo anúncios, já as pistas, quando você disputa uma copa no singleplayer. Esse é um dos poucos mobiles em que os bugs tornam a jogatina com os amigos ainda mais engraçada, então, não deixe de conhecer.

Olha a cara desse alce…

Mas, se você quer jogar algo mais bem feito, te recomendo Golf Battle. Ele é muito bacana porque, além de ter muitas arenas diferentes e desafiadoras, conta com uma jogabilidade bastante otimizada, eu diria. Claro, se você inventar de jogar com um celular fuleiro e com a tela toda rachada vai dizer que o jogo é péssimo, mas com um aparelho em condições normais dá para se entreter. O bom é que se seus amigos não estiverem online você pode jogar em uma sala random. Lá, o confronto é com pessoas aleatórias do mundo todo, onde dá para apostar todas suas moedas em uma arena que você ACHA ser do seu nível e ver alguém da NICARÁGUA te derrotar com facilidade.

Nessa hora você desejaria ter o celular fuleiro para NUNCA TER JOGADO ESSA P****



Essas arenas são fichinha, é aí onde você vai pensar que é bom

Por fim, indico um RPG bem simples e intuitivo: Werewolf. No game, a cada partida você é um personagem que faz parte do grupo dos aldeões, lobisomens, ou ainda ter um objetivo individual. Se for aldeão, sua missão é combater os lobisomens usando sua habilidade para ajudar o grupo (o aldeão mais importante, por exemplo, é o vidente, que a cada rodada pode descobrir a função de algum jogador). Se for lobisomem, seu grupo precisa matar os aldeões para vencer, sem deixar que eles descubram sua identidade. Se descobrirem, eles vão te enforcar.

Além disso há os personagens com objetivos individuais, como o bobo, por exemplo, que ganha se for enforcado pelos aldeões. Sendo qualquer um desses personagens, você precisa ser esperto e influenciar os outros players no chat do jogo. É ali na conversa que são tomadas as decisões mais importantes. É ali onde o bobo talvez tente te convencer de que ele é lobisomem. Fique ligado!



Isso non ecziste - já diria Padre Quevedo




Bárbara Justi - Pokémon Go

O ano é 2016, estávamos livres de coronavírus (leia com a voz de Cardi B) e os amantes de Pokémon aguardam ansiosamente para o jogo que seria lançado em agosto daquele mesmo ano, com o sonho de todos aqueles que jogaram as primeiras gerações no Game Boy e também para quem era apaixonado pelo anime quando criança: conseguir capturar Pokémon. A estreia de Pokémon Go, da empresa Niantic, foi um sucesso (contando com alguns desastres como batidas de carro por falta de atenção), mas, desde o início já carregava algumas críticas, como não poder batalhar com outros treinadores ou não ter a possibilidade de troca dos bichinhos com outros jogadores. Aos poucos, a febre foi baixando pois não saíam novas atualizações e o jogo se tornava monótono. Bom, com tantas reclamações, a Niantic foi inovando e melhorando a jogabilidade de Pokémon Go, trazendo a amizade entre jogadores (o que possibilita trocas de pokémon, batalhas e envio de presentes); missões diárias (adquiridas em poképaradas) com recompensas - como pokémons, doces para ajudar na captura, pokébolas e poeira estelar - e missões entregues pelo professor Willow - que possibilitam a captura de pokémon lendário; batalha de Reide; Ligas de Batalha Go (você pode lutar contra jogadores de qualquer lugar do mundo), que, para serem realizadas, exigiam que se andasse 3 Km para batalhar; e poder ter um pokémon para andar ao seu lado.

Agora, vamos voltar a 2020. Com a chegada da Covid-19, a Niantic se viu obrigada a facilitar o jogo para todos os mestres pokémon. Na primeira semana em que a doença foi declarada como pandêmica, as Ligas de Batalha Go acontecem sem que seja necessário caminhar os 3 Km. Dessa forma, os jogadores podem aprender mais sobre as batalhas e ainda ganham boas recompensas, como doces raros e a chance de poder capturar alguns pokémon (são rotativos, então, eles podem mudar em algum tempo). Por exemplo, no meu char, já consegui capturar alguns lendários como Cobalion, Landorus, Thundurus e, o que está em destaque agora, o Metagross. Okay, mas e como captura pokémon se não tem pokébola, já que as poképaradas estão longes da minha casa? Novamente, a Niantic trouxe, na primeira semana também, a opção de se comprar um pacote com muitas pokébolas por 1 pokémoeda (as quais são obtidas ou por tempo que seu pokémon defende um ginásio ou por compra com dinheiro real. Agora você deve estar se perguntando: mas e se não tem pokémon na região em que moro? Então, foi disponibilizado um pacote com 30 incensos por 1 pokémoeda também.

A equipe de Pokémon Go está realmente apoiando o isolamento social. Há algumas semanas, trouxe o Passe de Reide à distância, em que se pode batalhar em qualquer Reide remotamente. Ainda, três semanas atrás, iniciou-se um evento no jogo em que, a cada semana, aconteceriam missões de cada região de Pokémon: na primeira, Kanto estava em destaque, então, tivemos mais presença de Charmanders, Bulbasaur, Squirtle e outros comuns dessa região, e, a cada missão completada, um pokémon vinha como recompensa. Particularmente falando, até agora, foi a minha preferida já que faltava só o Mewtwo para eu terminar a Pokédex de Kanto. E,ah, eles ainda trazem Pikachus com chapéus de outros pokémons - é uma fofura sem fim! Já foi Johto e, nesta, é Hoenn. Teremos Sinnoh a partir desta sexta feira, 22 de maio, e na próxima semana, o jogo irá trazer algumas surpresas para os mestres pokémon!

Pokémon Go tem se esforçado bastante para manter os jogadores mais relaxados durante a pandemia. Se você ainda não começou a jogar ou desanimou alguns anos atrás, ainda dá tempo de você se tornar um mestre pokémon, mesmo dentro de casa!


Ana Paula Voigt - Animal Crossing: Pocket Camp

Qual o propósito da vida senão servir a bichinhos fofinhos? No ano de lançamento de Animal Crossing: New Horizons para a plataforma Nintendo Switch, a melhor opção para nós, meros mortais, é o aplicativo gratuito para dispositivos móveis da franquia, Pocket Camp, lançado em 2017. Apesar das suas limitações, o jogo oferece uma experiência completa e viciante do universo de Animal Crossing, contando com uma série de animaizinhos carismáticos, atividades como pesca, colheita e jardinagem, desafios diários e eventos esporádicos.

O que torna Pocket Camp interessante para o período em que vivemos, além da sua temática leve e descontraída, é justamente o fato do jogo exigir de você um comprometimento com acessos diários, atendendo aos pedidos dos villagers para receber itens e subir de nível; só assim é possível desbloquear novos personagens para hospedar e móveis para craftar e personalizar o seu próprio acampamento!

Além da responsabilidade de administrar um acampamento, o jogador ainda conta com uma cabana e um trailer, que podem ser decorados à sua maneira e recebem upgrades à medida que se progride no jogo.

O mais satisfatório de tudo é receber os animaizinhos, que interagem com o cenário e compartilham sua personalidade (e sua fofura extrema) conosco de maneiras inusitadas.
De início, o layout do jogo pode causar certo estranhamento e confusão, mas não há muito segredo: entregue peixes, frutas, flores, conchas e insetos aos animais, receba suas recompensas, abra biscoitos da sorte para adquirir itens especiais, desbloqueie materiais com mapas do tesouro, crafte novas tendas e móveis para decorar seu acampamento...

Pocket Camp ainda conta com uma certa interatividade entre jogadores, já que é possível adicionar amigos e ajudá-los em algumas tarefas, assim como vender ou comprar itens e fazer visitas aos seus acampamentos.

É uma boa pedida para se distrair e se manter ocupado ao longo dos dias diferentes e inéditos de isolamento que enfrentamos. E o melhor de tudo: é de graça!

Tags: , , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com