Street Fighter foi um marco na história dos videogames: além de ter sido um sucesso de vendas, também influenciou grande parte dos jogos de luta da época e das décadas seguintes. Sua importância para o mundo dos games é enorme, mas não é o que estamos buscando discutir aqui. Todo mundo já falou disso! Até a Polygon (sim, até ela) fez um excelente artigo sobre isso!
Hoje, viemos falar DELE.
Sim, DELE.
O muso, o ídolo nacional, o maior orgulho brasileiro dos games depois do Allejo: Blanka.
Olhem esses mamilos! OLHEM!!! |
Não deu outra: milhões de fãs desejavam Blanka. Mas, infelizmente, ele não existia fora do mundo dos games. Não existiam homens tão belos, tão imponentes quanto Jimmy (nome dele antes de se tornar verde e, portanto, maravilhoso).
É sério. Todos os galãs dos anos 80 pareciam muito bebês. Todos depiladinhos, sem barba, com a pele de cor normal... muito sem graça. No Brasil, tínhamos ISSO:
Não. Apenas não. |
Nem nos "States" as pessoas conseguiriam encontrar um divo que chegasse perto. Tanto que os ditos galãs da época eram ESSES:
Tudo cara de juvenil. |
Então o que acabou acontecendo? As pessoas, após se apaixonarem loucamente pelo Blanka em 1992 (data de lançamento do SF II), começaram a buscar o que mais se aproximasse de sua fisionomia perfeita. E foi aí que a coisa começou a mudar. Foi aí que os verdadeiros galãs, as verdadeiras belezas masculinas foram reconhecidas.
Now we are talking |
Sim, não chegam nem perto do Blanka. Afinal, é impossível chegar na perfeição quando se é feito de carne e osso. Mas, como o próprio personagem, foi no Brasil que conseguimos os dois homens mais próximos de sua beldade:
O sensualíssimo Eduardo Moscovis...
O que é esse bigode senão uma dádiva? |
Não dá. Simplesmente não dá. |
E não devemos agradecer o Blanka por salvar nosso padrão de beleza masculina apenas nos anos 90. A página Galãs Feios (o "Feios", no caso, é ironia dos donos, já que todos eles são divinos), por exemplo, vive alimentando nossos corações com homens cada vez mais belos.
Outra coisa que foi ditada pelo "surgimento do Galã verde" foi a criação de Fanservice Masculino. Até aquela época, só existia Fanservice Feminino: enquanto as mulheres seguiam um padrão de beleza definido, os homens eram sempre "nhé", tudo magricelo, cabelinho escovado. Mas depois do Blanka que veio a "igualdade fansérvica":
No League of Legends, temos Ahri, Nidalee, Sona... mas temos também o Urgot e o Trundle!
No GTA, colocaram o divo do Trevor!
E a lista segue. Tanto que é muito mais difícil você achar personagens de videogame feios: Link, Dante, os protagonistas do RE, os homens do Tekken... acho que é isso.
Enfim, a questão é: se você vê hoje um homem bonito no cinema, na TV ou no viodegame, agradeça ao Blanka.
Comente com o Facebook: