terça-feira, 19 de maio de 2015

Nintendo: os erros, os acertos e o que vem por aí

Share & Comment



Super Mario, The Legend of Zelda, Donkey Kong. Estes são alguns dos jogos da Nintendo, uma das mais influentes fabricantes de games do mundo nos anos 90. A companhia japonesa conseguiu se recuperar de uma crise, após quatro anos seguidos sem lucro. A empresa tem um método diferente das concorrentes e prioriza a diversão ao invés de histórias e gráficos realistas em seus jogos, o que, na maioria das vezes, deixa seu público menor em relação aos consoles da Sony e Microsoft. Andrei Longen, jornalista de games do Adrenaline, comentou, como especialista e antigo fã, sobre a atual situação da empresa que fez a infância de muitos gamers.

Qual foi o principal erro que a empresa cometeu para ficar quatro anos no vermelho?O principal erro foi não saber vender o Wii U, que é o concorrente do PS4 e do Xbox One, consoles da Sony e Microsoft. O Nintendo Wii foi muito bem recebido e vendeu muito na geração de videogames passada, mas a empresa japonesa não investiu em marketing para mostrar as novidades do seu novo hardware, pelo menos no começo, e acabou perdendo muito dinheiro nos últimos anos por causa disso. Agora o console já está vendendo melhor e possui uma biblioteca de games exclusivos bem interessante.

A Nintendo teve um lucro de US$350 mil no ano passado. Quais foram os acertos da empresa?
A Nintendo é a empresa que mais inova e não tem medo de tentar coisas diferentes na indústria dos games quando o assunto é jogabilidade. Este ano a empresa lançou os Amiibos, uns bonecos colecionáveis que podem ser utilizados no videogame. Agora você pode ter seu personagem do jogo fisicamente! Isso agradou muito os fãs. Os consoles portáteis da empresa também vendem muito. A Nintendo é referência em videogames portáteis e seu novo dispositivo, o 3DS XL, vendeu muito em todo o mundo. Além disso, ela é dona de várias franquias famosas, como Super Mario, Pokémon e Legend of Zelda, e muitos desses jogos foram lançados no ano passado. Ou seja, se alguém quisesse jogar o novo Pokemon, tinha que comprar um videogame da Nintendo. E todas essas séries vendem muito.

A Nintendo esteve presente na infância de muitos jogadores. O que a empresa precisa fazer para voltar a ser a maior fabricante no mundo dos games?Eu jogava muito nos videogames da Nintendo na infância, mas depois abandonei quando vi que a empresa não variava muito os jogos. Mario, Pokémon, Zelda, Donkey Kong. Esses games dão muito dinheiro e, com isso na cabeça, a Nintendo ficou 20 anos fazendo os mesmo jogos. A empresa se destaca pelos jogos mais causais, para jogar com a família, mas não investe em histórias mais rebuscadas e novos personagens, aí acaba caindo na mesmice. Agora ela começou a inovar de novo, criar novas franquias com o estilo família de sempre. Um exemplo é Splatoon, um jogo de tiro com tinta, que é totalmente diferente de tudo que existe nos outros videogames.

A Nintendo começou a adotar novas estratégias como fazer jogos para smartphones. Uma empresa levar seus jogos do videogame para o celular é uma boa ideia para lucrar?É uma ótima ideia e a Nintendo demorou muito tempo para fazer isso. O mercado de jogos em smartphones é o que mais cresce no mundo todo. Quase todo mundo tem um celular, sem contar que é mais barato e fácil de carregar que um videogame. E a Nintendo já tem tradição em fazer jogos para dispositivos mais compactos, desde o Game Boy, lançado no começo dos anos 90. Vai ser legal ter a diversão e os personagens clássicos do mundo dos videogames na tela do celular.

O que você espera do NX, o novo console da Nintendo?
A Nintendo ainda não liberou muitas informações sobre o dispositivo e já disse que nem vai comentar o assunto na E3 2015, mas, provavelmente, não teremos novidades gráficas vindas no novo console. Com certeza eles vão chegar com algo inovador na jogabilidade, como sempre. E tenho certeza que será algo bem divertido!
Tags: , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com