Primeiras impressões
O primeiro episódio de Tell Me Why, “De Volta ao Lar”, nos introduz ao casal de gêmeos Alyson e Tyler, tendo como cenário Delos Crossing, um pequeno vilarejo fictício no Alasca. Logo de cara, DONTNOD já mostra aquilo que sabe fazer de melhor:
despertar um sentimento nostálgico no jogador com uma abordagem intimista e
estranhamente familiar, acompanhada de belíssimas paisagens e uma trilha sonora
impecável. A imersão é imediata.
Os tópicos pesados também estão presentes: a trama gira em
torno do não-tão-misterioso assassinato de Mary-Ann Ronan, mãe dos gêmeos, com
quem Alyson e Tyler mantinham um relacionamento conturbado e problemático. A
dupla embarca numa jornada para revistar seu passado e entender a verdade por
trás do trágico episódio que mudou suas vidas para sempre. O que eles não
imaginam é que talvez suas certezas não sejam tão definitivas quanto
imaginavam! Munidos de um vínculo sobrenatural, os dois buscam respostas em
suas memórias de infância para serem enfim capazes de seguir em frente.
Grande parte da atenção que o jogo recebeu na mídia desde
seu anúncio foi devido ao protagonismo trans, já que desde o início Tyler é
explicitamente apresentado ao público como um homem transgênero. Ao mesmo tempo
que essa notícia animou a muitos, também trouxe a preocupação legítima de uma
minoria que anseia por uma representação adequada e livre de estereótipos.
Felizmente, o estúdio contou com a consultoria de pessoas trans durante toda a
produção, além de escalar um ator trans para a dublagem do personagem.
Antes de tudo, preciso deixar claro que ESSE NÃO É MEU LUGAR
DE FALA, logo, não cabe a mim avaliar a qualidade de tal representação.
Contudo, o resultado do trabalho dos desenvolvedores foi extremamente sensível
e bem-sucedido, abordando o tópico com muito respeito e de uma maneira
didática, mas não ao ponto de adotar um tom “professoral”.
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Tyler Ronan, um dos gêmeos protagonistas de Tell Me Why |
Quantos aos demais aspectos, há uma nítida evolução gráfica em Tell Me Why quando comparado aos títulos anteriores do estúdio: as texturas e o uso de luz e sombra nunca estiveram tão deslumbrantes. O game também faz uso de gráficos mais realistas, buscando se distanciar da pegada cartunesca da série Life is Strange. Entretanto, nos momentos mais contemplativos e principalmente durante as sequências musicadas, é praticamente impossível não ter breves déjà-vus dos mistérios de Arcadia Bay.
A jogabilidade consiste em interações com objetos e
documentos do ambiente, escolhas de opções de diálogos e eventuais puzzles. Os gêmeos reconstroem as memórias de seu passado e interagem entre si por meio da "Voz", uma conexão que os dois mantêm desde pequenos. O jogo
conta também com uma série de itens colecionáveis que podem estender a duração
da gameplay e adicionar um desafio opcional extra à experiência.
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Alyson e Tyler revivem suas memórias de infância 10 anos após um evento traumático |
Tell Me Why pode até não se destacar no fator originalidade, mas consegue provar seu valor e mostrar que a francesa DONTNOD definitivamente veio para ficar na indústria de games narrativos e tem plena consciência dos seus pontos fortes – e de como usá-los a favor de suas densas e inspiradas histórias.
ATENÇÃO!
SPOILERS SOBRE A TRAMA DO PRIMEIRO EPISÓDIO A SEGUIR:
Por que não aproveitar esse hiato de uma semana até o
próximo episódio para teorizar um pouco? Pois bem, vamos nessa!
Poucas repostas nos são dadas ao longo do primeiro episódio
– na verdade, surgem ainda mais dúvidas e as certezas dos protagonistas são
colocadas à prova.
No encerramento, descobrimos que na verdade foi Alyson – e
não Tyler – a responsável pelo assassinato de Mary-Ann, revelação que explica a
inquietação da personagem e o rancor que ela nutre pela mãe por ter presenciado
o terrível episódio.
Entretanto, é nítido que Mary-Ann talvez não seja quem os
filhos pensavam ser: todos os que conviviam com ela declaram que a mulher não
era uma pessoa preconceituosa ou conservadora, e que dificilmente a
transexualidade de Tyler seria um motivador para o seu surto no fatídico dia de
seu assassinato. Há uma enorme possibilidade de Mary-Ann ter algum transtorno
psiquiátrico. Mas afinal, o que houve?
Uma análise muito interessante pode ser feita a partir de um
item crucial no game: o Livro dos Goblins. Segundo os gêmeos, muitos dos
contos foram escritos pela própria Mary-Ann, e não precisa de muito para logo concluirmos
que os dois goblins são Alyson e Tyler e a “princesa” dos contos é ninguém
mais, ninguém menos do que a própria mãe.
Assim, cada um dos animais das fábulas é uma representação
de algum personagem presente na vida de Mary-Ann: o Velho Urso é Sam, um homem
rústico que teve suas investidas românticas rejeitadas por Mary-Ann mas dedicou
muito do seu tempo a ela e a sua família; a Pelicana é Tessa, a amiga altruísta
e bondosa, dona do mercadinho da região que ajudou Mary-Ann com recursos para
manter as crianças sadias no período em que enfrentou grandes dificuldades
financeiras.
Tudo leva a crer que nos próximos episódios conheceremos a
Sapa, o Alce e o Rato-Almiscarado. E o temido Caçador Colérico, o grande
vilão das historinhas do Livro dos Goblins.
Esse mesmo “Caçador” está presente na cena do surto de
Mary-Ann. Será que o Caçador de fato simboliza alguém do círculo social da mãe
dos gêmeos? E seria essa mesma pessoa a verdadeira responsável pelo surto da
personagem, que colocou a vida do próprio filho em risco e culminou em sua
morte? E vocês, já desconfiam de quem possa ser o tal Caçador Colérico? Será
que já o conhecemos? Ou será que tudo isso não passa de uma mera coincidência?
Devo confessar que ainda não confio muito no personagem Eddy;
ele seria um dos meus principais palpites até o momento, principalmente em
função do peso que o jogo dá às escolhas relacionadas a ele e à aparição da
figura fantástica do Caçador na delegacia. O velho que acompanha os gêmeos na
balsa também me desperta certa desconfiança, especialmente por se tratar de um
caçador... Hummmm... DONTNOD, DONTNOD... Será que a senhora vai conseguir me
surpreender de novo?
Mais uma vez, o que eu disse não passam de meras
especulações! É cedo demais para dizer qualquer coisa, mas não pude evitar
compartilhar minhas teorias com vocês!
E aí? Notou mais alguma coisa no capítulo de Tell Me Why que
despertou o detetive que habita em você? Não deixe de compartilhar suas
observações e opiniões!
FIM DOS SPOILERS
Tell Me Why está disponível na Xbox Game Pass e Steam. O
próximo episódio do jogo estará disponível a partir da próxima quinta-feira (03
de setembro). Ansiosos?
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