sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Indie game: o filme ou como pessoas malucas criam jogos geniais

Share & Comment

"Tudo bem se você gosta de jogos normais como Halo e Call of Duty, jogue eles, se vocês quiser. Mas esses jogos são uma merda". Essa é a frase do desequilibrado programador de Super Meat Boy, que representa 50% da empresa, no caso, formada por duas pessoas. O documentário Indie Game - o filme aborda a jornada heroica dos desenvolvedores de games independentes - os chamados indie games.
Inicialmente, os dois diretores do documentário tinham planos de entrevistar 20 produtores de jogos, mas encontraram histórias de vida tão intensas que acabaram acompanhando a rotina de três: os criadores de Super Meat Boy, Braid e FEZ.
O filme retrata o envolvimento pessoal dos desenvolvedores com seus jogos. Phil Fish, a mente criativa por trás de FEZ, parece ter tido alguns problemas durante o desenvolvimento do game, que levou cinco anos para ficar pronto. Quem já jogou FEZ, um dos mais lindos jogos indie, jamais imaginaria que essa obra de arte teria tanto sofrimento envolvido no processo. Levado até o limite pelo desenvolvimento, Phil Fish chegou a afirmar no documentário que, se FEZ não saísse, ele iria se matar. Mas, calma, isso não aconteceu: o jogo foi lançado em 2012.



O filme procura mostrar a relação entre a vida pessoal dos criadores e os jogos que produzem. Edmund McMillen, idealizador da série Meat Boy, teve uma infância conturbada, sendo classificado por psicólogos como "um menino que precisava de ajuda". Grande parte de seus desenhos quando criança eram de monstros e outras temáticas "pouco usuais". A avó, que o incentivou a dar a vez para seu lado criativo, é citada como uma forte influência nos jogos e uma grande incentivadora de sua carreira.
Para honrar o nome, Indie Game - o filme foi financiado através da arrecadação de fundos. Foi também o primeiro filme a ser disponibilizado na Steam, plataforma online para compra de games no PC. O documentário, bastante peculiar, é uma pedida certa para qualquer fã de jogos.
Tags: , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com