segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Duelo Insira a Ficha: Will you save your son? X Rosalina's Storybook

Share & Comment

Trouxemos dois momentos “so deep that you can almost see Adele rolling in there” que (pasmem) foram proporcionados pela franquia do nosso querido bigodudo: a novíssima fase do Mario Maker entitulada “Will You Save you Son?” e o clássico Rosalina’s Storybook de Super Mario Galaxy. Qual dos dois será que trouxe mais sentimentos aos nossos integrantes?


Luiz Fernando Menezes — Rosalina’s Storybook
Ok. A fase fan-made de Mario Maker é bem criativa, é um ótimo uso da premissa do jogo e bem profunda para um jogo de Super Mario. Mas o Rosalina’s Storybook é tudo isso e ainda mais um pouco: é esteticamente lindo, é bem elaborado como uma história de conto de fadas e traz uma mensagem bem bonita de amizade e crescimento no final.

A primeira vez que vi o Storybook foi em uma lista da Vice de “Os momentos mais bonitos dos videogames”. Não, eu não cheguei a chorar. Mas não dá para dizer que a história por trás de uma personagem da franquia mais famosa da Nintendo não conseguiu umidificar meus olhos ao mesmo tempo que um sentimento de estranha felicidade apareceu.

E pensar que essa história estava no meio de Super Mario Galaxy, um jogo de Wii que, caso você não se lembre, é um console voltado para jogar com amigos e família! As mensagens foram perfeitamente pensadas e caíram como uma luva. É um belíssimo conto de fadas para uma belíssima personagem de um belíssimo game.


João Bosco Cyrino — Abstenho-me 
Sinceramente, este é o voto mais complicado que já tive aqui. Estamos lidando com vídeos que percorrem o pensamento subjetivo, a narrativa do não dito e aquele quê que prende a pessoa tela de uma forma difícil de explicar. Após ver e rever ambos para chegar a uma conclusão percebi que não posso fazê-lo. Não por não ter uma opinião mas exatamente pela qualidade de ambos. Como assim? Explico.

Tanto "Will You Save Your Son" quanto "Rosalina's Storybook" são narrativas psicológicas cuja qualidade é inegável. No momento em que meu voto já estava quase para ir para aquela (mais uma) maravilhosa criação do Mário Maker por explorar melhor o conceito do que não é dito, mas sim sentido, deparei-me com uma situação: minha escolha, não é a melhor. É a mais cômoda.

Recordei-me de jogos como Ico, Heavy Rain e The Cat Lady; livros como A Luneta Mágica, O Homem Duplicado e Fahrenheit 451; e de filmes como Mr. Nobody, Hable Con Ella e a Trilogia Das Cores. Mídias de entretenimento que passam suas mensagens com algo a mais. Este algo a mais é uma forma translúcida, aquela voz que te conta o segredo do universo a tom de apitos de cachorro. Cada um do seu jeito. Único. Próprio, Imexível.

Os concorrentes desta lista são assim, sussurram algo a mais em nossos sentidos, de seu jeito especial. O quanto iremos perceber e o quão "especial será", bem, este é um presente muito intimista para que eu ouse delineá-lo. Porém, percebi que meu voto iria para Will You Save Your Son não por ele ser melhor, mas por sentir que não pude abrir-me de forma igualmente plena para Rosalina's Storybook.

Portanto, e em caráter final, registro aqui minha abstenção ou (se os demais membros aceitarem) meu voto em ambos.


Mateus Mognon — Will You Save Your Son
Escolher um desses dois momentos é bem difícil, e isso é mais um motivo pra eu escolher “Will You Save you Son?”. A dificuldade de tomar decisões e lidar com o resultado delas é algo que todo mundo vive diariamente. A fase de Mario Maker retrata muito bem como é o peso de focar em apenas um objetivo (salvar seu filho) e fazer de tudo para alcançá-lo (inclusive matar tartarugas e o Yoshi). Como se isso não bastasse, no final descobrimos que o objetivo de Mario não existia, e todas as coisas ruins que ele fez não tinham mais sentido. Como muitas pessoas, Mario perseguiu seus sonhos mas acabou fracassando.

Agora, espero uma continuação dessa fatídica fase onde mostre como o personagem está lidando com os erros que cometeu e o que aprendeu com as escolhas erradas que fez no passado. Espero que ele encontre um novo objetivo de vida e supere essa situação difícil.

Deixando os sentimentos de lado, existe mais um fator que torna a escolha de "Will You Save you Son?” unânime pra mim: foi totalmente feita por um fã. A Nintendo apenas forneceu o Mario Maker, por míseros R$280, e o jogador Geofferu Heromoto fez essa obra de arte, que está disponível gratuitamente para download.


Vinícius Bressan — Rosalina’s Storybook
Os dois vídeos tem seu apelo, mas acho que enquanto em Mario Maker o foco é em chocar com uma história de desespero e loucura, o livro de histórias da Rosalina traz uma singeleza tocante. Essa coisa de colocar sentimentalidade em uma história simples e fantasiosa funciona muito bem (pelo menos se for comigo). Como se não bastasse, o vídeo faz parte de uma série de itens colecionáveis, e eu adoro colecionáveis que adicionam coisas ao jogo, ainda que esse algo seja uma historinha absolutamente paralela. Não me sinto nem um pouco estimulado a ficar rodando pelos cenários para juntar uma série de medalhas, flores, etc, apenas para ver um ranking mudar de B para A, agora se rolar algum detalhe sobre a história ou roupinha nova pro personagem, já estamos conversando.

O enredo (acho que dá pra chamar de enredo né?!) de “Will you save your son?” é um tanto perturbador e o lance de lidar com escolhas impossíveis é um tema muito rico a ser explorado. Ainda assim, as escolhas impossíveis de “Will you save your son?” acontecem muito rápido, você não tem tempo de absorver o impacto do choque e o vídeo não ajuda a criar um ambiente que faça aquelas escolhas parecerem reais, é tudo seco e veloz. Como uma brincadeira que coloca questões profundas em um jogo que tem uma ambientação leve, funciona bem. Como algo imersivo que afete emocionalmente, nem tanto.


Willian Ferreira — Rosalina’s Storybook
“Will you save your son?” é legal, bate uns feels e tals, mas quando soube sobre o livro de historia de Rosalina, fiquei realmente fascinado com isso, é um ótimo conto de fadas. Ambos são contos que afetam o psicológico do jogador, que farão pensar um pouco. Isso é uma coisa que eu particularmente gosto num jogo. Minha escolha foi baseada no que mais mexeu comigo, por isso, hoje o voto vai para O livro de historias da Rosalina.

E que deus salve a princesa!


Felipe Buzzi - Abstenho-me
Estou viajando e não tive tempo de ver os dois vídeos para ter uma opinião.

Will You Save Your Son? 1 VS 3 Rosalina's Storybook

Não foi dessa vez que a criatividade de um fã conseguiu ganhar da criatividade de uma equipe inteira. Pelo que parece, o Rosalina's Storybook foi o que mais conseguiu arrancar sentimentos de nossa equipe (O Cyrino está chorando até agora, por sinal).

Mas como todo vencedor ganha o direito de trivias, lá vai: Rosalina's Sotrybook foi uma side story de Super Mario Galaxy, lançado em 2007 para Wii. A história do livro foi escrita por Yoshiaki Koizumi, diretor do game, quando ninguém estava vendo. De acordo com o autor, a Nintendo tem planos de lançar a versão física e impressa.
Tags: , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com